quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Katsushika Hokusai


Katsushika Hokusai (1760-1849 Japão) foi um dos grande inspiradores para os impressionistas franceses, gravurista e pintor no estilo ukiyo-e ("retratos do mundo flutuante", uma técnica amplamente difundida através de pinturas executadas com o auxílio de blocos de madeira usando temas com belas cortesãs, lutadores de sumô e atores populares retratados quando ocupados em atividades interessantes).


Katsushika foi um artista excêntrico seu genero caracteriza pelas cores vivas e pela beleza ornamental ele acreditava que nada que tinha feito antes dos 70 anos prestava e que só aparti dessa idade que seu trabalho melhorou, em seu leito de morte aos 89 anos afirmou que se tivesse vivido mais 15 anos podeira ter se tornado um verdadeiro artista, Katsushika queria viver até os 130 anos acreditava que com essa idade tudo que pintasse ganaria vida propria com sua pinceladas.

  

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

David LaChapelle


O fotografo estaduniense nascido em 1969 David LaChapelle é com toda a certeza um dos fotógrafos contemporâneos que mais trabalho dedica à fase da composição. Raramente as suas fotos são espontâneas, e quase sempre têm um elaborado trabalho de composição de cor e equilibrio dos vários elementos por detrás. Por norma, as imagens de David LaChapelle, são extremamente preenchidas, e recheadas de todo o tipo de acessórios e adereços que sirvam a personagem que ele fotografa.




Por muitas vezes celebridade são esses pesonagens, entre todas as personalidades que conseguiram ter o privilégio de ser matéria-prima para a obra de LaChapelle, destacam-se nomes como o do já falecido Tupac Shakur, Madonna, Amanda Lepore, Eminem, Philip Johnson, Lance Armstrong, Pamela Anderson, Lil’ Kim, Uma Thurman, Elizabeth Taylor, David Beckham, Paris Hilton, Leonardo DiCaprio, Hillary Clinton, Muhammad Ali, Britney Spears, Rihanna.



A cor é talvez o elemento mais essencial e mais marcante da fotografia, as suas imagens são ricas na saturação, intensas na luminosidade e constantes no contraste. A pele das suas personagens serve de mote para contrapor com a cor das paredes e objectos que a rodeiam.


LaChapelle tem o invulgar hábito de colocar pessoas deslocadas no tempo e espaço, em situações opostas às do mundo real, ou no mínimo opostas às que nos habituamos a ver. Para isso coloca uma Naomi Campbell nua com um astronauta num vaivém espacial, uma Missy Elliot a tomar o pequeno almoço de luxuoso casaco de peles, duas bailarinas vestidas com um tutu cor-de-rosa numa velha casa destruída, ou Jesus Cristo a receber uma massagem nos pés. No entanto, apesar de só por si a temática ser extremamente sugestiva, o que torna as imagens poderosas é a pose, a compustura, o brilho, e o glamour que nem Jesus Cristo perde.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...