sexta-feira, 30 de julho de 2010

MASP

Onde no Na América Latina você pode ver no mesmo lugar obras de Picasso, Anita Malfatti,  Monet, Volpi ,Van Gogh, Modigliani, Degas, Candido Portinari e muito mais digamos aproximadamente 8 mil peças? 
Desde 1968 em São Paulo na avenida Paulista em um lugar chamado Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand  um edifício projetado por Lina Bo Bardi (arquiteta modernista ítalo-brasileira) conhecido opopularmente por MASP, esse lugar é reconhecido como uma das mais importantes instituições culturais brasileiras e de quebra possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina.
Instituição particular sem fins lucrativos, o museu foi fundado em 1947, ao longo de sua história, notabilizou-se por uma série de iniciativas importantes no campo da museologia e da formação artística, bem como por sua forte atuação didática, o MASP, que desde sua fundação foi pioneiro no Brasil na disseminação organizada de cursos, atendimento a grupos, ateliês de estudo de arte – desenho, pintura, gravura, etc – atividades especialmente concebidas para crianças, instituiu em 1997, alem de ter uma abastada biblioteca com um acervo especializado em artes. É quase um sacrilégio estar em São Paulo e não visitar o MASP, mesmo não sendo grande fân das artes, porque é o orgulho de ser brasileiro e pelo fato de sempre dizer que esse pais não se importa com a arte, existe sim pessoas que se importam e lutaram muito por isso, então valorize oque esse pais tem de bom! 
Informações ao Público: 55 11 3251-5644
Endereço: Av. Paulista, 1578 - São Paulo - SP
Horarios: Terças, quartas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h (bilheteria aberta até às 17h).Quintas-feiras, das 11h às 20h (bilheteria até às 19h)
 



 A missão do MASP é "Incentivar, divulgar e amparar, por todos os meios ao seu alcance, as artes de um modo geral e, em especial, as artes visuais, visando o desenvolvimento e o aprimoramento cultural do povo brasileiro"

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Henri de Toulouse-Lautrec


O françês Henri de Toulouse-Lautrec (1864 - 1906) foi um pintor pós-impressionista e litógrafo (um tipo de gravura) e o grande cartezista do famoso Molin Rouge (você até pode ver uma versão dele no filme). Toulouse pintava oque vivia, a pura dia da boemia, oque vivia e do que morreu já que sua morte foi causada por sífilis e alcoolismo, decorrente de uma vida de esseços. Apesar de seu falecimento precoce Toulouse mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte. Toulouse-Lautrec revolucionou o design grafico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau ( Arte Nova em Francês). Nascido na nobreza francesa, possuía uma linha de ancestrais de nomes aristocráticos.
Toulouse-Lautrec sofria de uma doença desconhecida em sua época, os ossos mal soldados param de crescer e fazem com que Henri não ultrapasse a altura de 1,52 m.




Frequentador assíduo do Moulin Rouge  e outros cabarés, o pequeno nobre acaba se acomodando muito bem naquele ambiente tão estranho que seus pais nunca aceitaram em ter o filho. Era atraído por Montmartre, uma área de Paris famosa pela boemia e por ser antro de artistas, escritores, filósofos. Apos virar cartazista Toulouse passou a ter assento cativo no cabaré, onde suas pinturas eram expostas.
Não só um otimo beberão Toulouse era o criador  do coquetel "Terremoto" (Tremblement de Terre) é atribuída à Toulouse-Lautrec. É uma mistura potente de 1/2 parte de absinto e 1/2 parte de conhaque, servido em copo de vinho sobre cubos de gelo ou batido com gelo em coqueteleira






Arte de Outro Mundo


A Nasa lançou nesta semana uma galeria de imagens de Marte "selcionadas por critérios estéticos ao invés de científicos". As imagens, cujo conjunto foi chamado "Mars as Art", foram produzidas por câmeras em naves orbitando Marte ou veículos robóticos na superfície do planeta. Cada missão bem sucedida a Marte, desde a Viking, na década de 1970, está representada na coleção, Cientistas primeiro selecionaram 5.000 imagens, que foram depois filtradas por uma equipe de artistas, fotógrafos e editores de imagens, chegando a 45 delas.


Essa nota foi tirada da folha online.
http://www1.folha.uol.com.br/

terça-feira, 27 de julho de 2010

As artes


Som
A musica é a 1° arte : A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que constitui-se basicamente em combinar sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização ao longo do tempo.


Movimento
A dança é a 2° arte: Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).


Cor
A pintura é a 3° arte: A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.





Volume
A escultura é a 4° arte: Escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto.



Representação
O teatro é a 5° arte: O teatro é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar, Teatro é também o termo usado para o local onde há jogos, espectáculos dramáticos, reuniões, apresentações.


Palavra
A literatura é a 6° arte: A literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; a carreira das letras.



Imagem em Movimento
O cineme é a 7° arte: Cinema (do grego: κίνημα - kinema "movimento") inclui a técnica de projetar imagens para criar a impressão de movimento, bem como uma arte e a indústria cinematográfica. As obras cinematográficas (mais conhecidas como filmes) são produzidas através da gravação de imagens do mundo com câmeras, ou pela criação de imagens utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais.


Imagem
A fotografia é a 8° arte: Fotografia o amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem estatica


Cor Palavra Imagem
O quadrinho é a 9° arte: Gibi, HQ é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. Também é conhecida por arte sequencial.


Virtual
A arte digital é a 10° arte: Arte digital é aquela produzida em ambiente gráfico computacional. Utiliza-se de processos digitais e virtuais




Programa
O videogame é a 11° arte: É a mescla da 7° arte com a 10° arte com total interação


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...