sexta-feira, 23 de julho de 2010

Fotografia


A palavra Fotografia vem do grego [fós] ("luz"), [grafis] ("estilo", "pincel") e significa "desenhar com luz e contraste".A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce, mas o françês não foi o inventor, a fotogradia teves varios criadoras ao lngo do tempo, o mais antigo destes conceitos foi o da câmara escura, descrita pelo napolitano Giovanni Baptista Della Porta.





Já em 1558, e conhecida por Leonardo da Vinci que a usava, como outros artistas no século XVI para esboçar pinturas. A fotografia nasceu em preto e branco, mais precisamente como o preto sobre o branco, no início do século XIX, na fotografia P&B se costuma utilizar a luz e a sombra de forma mais proeminente para criar efeitos estéticos.






A fotografia colorida foi explorada durante o século XIX, primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. O primeiro filme colorido, o Autocromo, somente chegou ao mercado no ano de 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata.








Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado bastante e dando outras proposta para a arte, no mundo digtal a foto pode ser apenas o processo inicial de uma obra da arte.
Pelas olhos de um profissional a fotografia vai ser sempre vista  como um amplo espectro de significado da experiência de se converter um simples momento em uma historia.






Gótico


O gótico é um estilo artístico europeu que se inicia no ano de 1140 e termina nas primeiras décadas do século XVI. O gótico é evolução da arquitetura românico e o que precedeu a arquitetura renascentista, foi desenvolvido na França em pleno período medieval. O estilo gótico designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.



Com o estilo gotico as abóbadas (abóbada é uma construção em forma de arco com a qual se cobrem espaços compreendidos entre muros, pilares ou colunas) ficarão cada vez mais elevadas e maiores, paredes mais leves e finas, janelas predominantes, muitas catedrais góticas caracterizam-se pelo verticalismo e majestade, o estilo gótico ficou marcado em muitas catedrais europeias, entre elas a de Notre-Dame que é classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Catedral de Notre Dame
A pintura gótica, uma das expressões da arte gótica, apareceu apenas em 1200 ou quase 50 anos depois do início da arquitectura e escultura góticas. A transição do românico para gótico é bastante imprecisa e não uma quebra definida, mas pode-se perceber o início de um estilo mais sombrio e emotivo que o do período anterior, a característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior.





 Até as atualidades, a origem do termo "gótico" é um mistério; existem muitas teorias a respeito: algumas razoáveis mas outras muito polêmicas, uma delas é que o termo gótico foi empregado pelos artistas do renascimento, em tom depreciativo, para se referir à arte da idade média, que a consideravam de qualidade inferior e bárbara comparada com a arte clássica que se praticava na época, Ao longo da história, o termo foi adotado como uma gênero de diversas manifestações artísticas e culturais.



A cultura gótica contemporanêa pos-punk teve início no Reino Unido durante o final dos anos 70 e início dos 80. O gótico abrange o estilo de vida, estético e uma bagagem  filosófica e literária sempre envolto a uma atmosfera sombria. 



quinta-feira, 22 de julho de 2010

Impressionismo


O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. No sec XIX na Europa quando as fotografias  tornarão populares surgio o Impressionismo. Esse foi o momento em que os artistas se libertarão do Realismo e do Academico a pintura não precisava ser um  retrato fiel da realidade, para os impressionista a obra de arte não está em  retrata a realidade e sim ver o quadro como uma obra de arte.



Utilizando pinceladas soltas ressaltando  luz e movimento as telas eram feitas em ar livre para o artista  pode ver as nuances de natureza,  pois a pintura deve mostrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol , o preto jamais é usado em uma obra impressionista plena. Juntou-se ao movimentos Impressionista outros tipos de exepressão artisca como a literatura a musica e o teatro.



O frances Claude Monet (1840-1926) foi um dos maiores artistas da pintura impressionista da época.o nome Impressionismo foi tirado de uma de suas primeiras telas Impressão, nascer do sol de 1872, na verdade o trermo impressionista veio de forma pejorativa, pois as obras não passava realidade, apenas uma impressão do que era mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.


quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tatuagem


Kat Von D
A formas de modificação do corpo mais conhecida e cultuada do mundo é bem antiga, existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C, mas em 787 Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa sendo considerada como uma pratica demoníaca.








Esse processo já teve varios nomes mas o pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra "tattow" que era o som feito durante a execução da tatuagem,em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele.





A maioria das pessoas tem uma grande ou pequenas tatuagens pelo corpo mas ha pessoas que transforma o corpo em uma obra de arte viva, para que isso aconteça é preciso muita atitude e o mais importante um otimo tatuador, que possibilita passar suas ideias para sua pele de forma fiel, os tatuadores são grandes desenhista e muitos alem de fazer em outros são também obras de arte, como a tatuadora mexicana que reside nos Estados Unidos, Kat Von D que fez sua primeira tatuagem em 1996, aos 14 anos de idade, com um "aparelho de tatuar" caseiro, um "J" em seu tornozelo, hoje ele tem seu proprio estudio em L.A., faz parte de um reality show e tem um corpo que é arte em movimento.




Lee Miller


Fotografa musa do surrealismo, a mulher que foi fotografada tomando banho de banheira, no ano de 1945  está cena que já teria sido bem polemica por si só, mas como Miller uma mulher ousada, sem pudores e à frente de seu tempo tratou de apimentar mais já que estava  fazendo isso na banheira de nada mais nada menos de  Hitler, na noite que a rede BBC deu a notícia que o ditador se matou, a foto foi tirada pelo seu  amante Dave Scherman.




Miller era a correspontente da Vogue na guerra (  Vogue Guerra que mostra os tão de cáqui ideal para seu tipo de pele e que combina com qualquer curtuno de closet e não perca a execlusiva seção cantil ou granada... desculpe eu só fiquei imaginando como era essa Vogue).




Lee Miller era modelo mas como era movida a aventuras e não queria ser apenas espectadora, saiu pelo mundo com uma camera fotografica fazendo lindos registros. Miller foi a única correspondente mulher a acompanhar batalhas em solo europeu durante toda a guerra.





Quando a guerra acabou Miller retornou a Nova York já famosa, símbolo maior da mulher moderna, e dona de seu próprio estúdio. Ensaios da Vogue a colocavam na posição de ícone de elegância.




Amor - pois é a palavra essencial

Amor - pois que é palavra essencial
comece esta canção e toda a envolva.
Amor guie o meu verso, e enquanto o guia,
reúna alma e desejo, membro e vulva.
Quem ousará dizer que ele é só alma?
Quem não sente no corpo a alma expandir-se
até desabrochar em puro grito
de orgasmo, num instante de infinito?
O corpo noutro corpo entrelaçado,
fundido, dissolvido, volta à origem
dos seres, que Platão viu completados:
é um, perfeito em dois; são dois em um.
Integração na cama ou já no cosmo?...

Carlos Drumond de Andrade


BlogBlogs.Com.Br

Santiago Calatrava


A arte se torna funcional usando a sensibilidade de um arquiteto e a logica de um engenheiro que neste caso é uma pessoa só, o espanhol Santiago Calatrava nascido em Valencia em 1951. Com uma complexidade e heterodoxia Calatrava não defini um perfil para suas abras, seus trabalhos tem como influencia formas organicas podendo lembrar muitas vezes folhas ou espilhas, abusando da assimetria e talvez por isso seja classificado como um dos mais ativos "estruturistas" contemporâneos.







terça-feira, 20 de julho de 2010

Dadaísmo


O dadaismo surgiu em Zurique a maior cidade de Suiça em 1916, dada é como as crianças chama aquele cavalinho de madeira o nome foi escolhido de forma aleatoria para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, Dada vem para abolir de vez a lógica, a organização, a postura racional, trazendo para arte um caráter de espontaneísmo e gratuidade total, o Dadaísmo justifica-se plenamente pela atmosfera de confusão e desafio à lógica por ele desencadeado.



A ideia era que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse comandada apenas pelo automatismo psíquico, selecionando e combinando elementos por acaso. Sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos.

O Crítico de arte - 1919
Raoul Hausmann
"A obra de arte não deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta". Diz o poeta françês Tristan Tzara (tradução "triste terra") que participou na fundação do movimento dadaísta.


A combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical o ceticismo absoluto e improvisação e enfatizando o ilógico e o absurdo do Dadaismo foi as preliminares para o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Art e o Expressionismo Abstrato.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...