sábado, 14 de julho de 2012

Repórteres de Guerra



“...Sou perseguido pela viva lembrança de assassinos, cadáveres, raiva e dor.... Pelas crianças feridas ou famintas...” Trecho da carta de suicídio de Kevin Carter o fotografo dessa imagem.

Carter ficou parado por 20minutos, esperando que o abutre abrisse as assas, o animal que espreitava a menininha no Sudão em 1993,que tentava recuperar suas forçasem sua caminhada até o centro de alimentação, cansado de esperar Kevin afugentou o pássaro e foi embora. Sua foto foi vendida para o The New York Times, Carter recebeu o tão cobiçado premio de jornalismo, Pulitzer por Recurso Fotográfico.

Kevin Carte, 1993 Sudão
 Imagem que recebeu  Pulitzer
Mas, e a menina? O jornalista tem que ser um mediador neutro entre o acontecimento e o publico mas isso o isenta de exercer um papel humanitário? Carter foi assombrado por sua memoria e vicio pelas drogas, cometeu suicídio aos 33 anos, 1 anos e 4 meses após tirar a foto da garota com o abutre
 
Greg Marinovich
1991
O filme Repórteres de Guerra de 2010, dirigido por Steven Silver, conta a historia real de quatros fotógrafos africanos,entre eles  Kevin Carter e o também ganhador do Pulitzer Greg Marinovich,  homens que tiveram a coragem de ficar na linha de frente de um guerra civil para mostrar ao mundo o que estava acontecendo na África.  
 
 

150 anos de Gustav Klimt

Modelando Arthe: Gustav Klimt: O Beijo (1907-08) Tela em óleo de 180x180  O austríaco Klimt (1862-1918 Viena) estudou na Escola de Arte Decorativa tornando ...

terça-feira, 10 de julho de 2012

René Magritte

O espelho falso
1928
“Não pinto aquela mesa, exatamente, e sim a emoção que ela produz em mim”, René Magritte.

René Magritte
Filho de um alfaiate, com uma chapeleira suicida, René François Ghislain Magritte, veio ao mundo no dia 21 de novembro de 1898, na cidade de Lessies, Bélgica.


Em 1916 foi estuda pintura na Academia Real de Belas-Artes, em Bruxelas, até 1918. Magritte serviu na infantaria belga de 1921 a 1922, ano que casou com Gerogette Berge. Após sua fase na infantaria Magritte passou a trabalhar como desenhista em uma fabrica de papel de parede.

Os enamorados
1928
Foi em 1926 que Magritte produziu sua primeira obra surrealista, O jóquei perdido, nessa época o artista estava sento patrocinado pela Galeria la Centaure, de Bruxelas.


O movimento surrealismo surgiu em Paris, na década de 1920 O surrealismo foi primeiramente um termo literário criado por poetas de vanguarda franceses, na década de 1920. O maior percussor desse movimento foi o poeta André Breton. A palavra francesa “sur-réalisme” –surrealismo (super-realidade).

O estupro
1934
Os surrealistas tinha o proposito de liberta o inconsciente para fazer isso se dedicava a descobrir estados mentais, utilizando drogas, álcool, hipnose e o de maior importância a analise de sonhos.


As imagens de Magritte, não são fruto de sonhos ou estados de psicológicos induzidos, pelo contrario são contemplação das incógnitas do dia-dia. Magritte desenvolveu obras cheias de enigmas pictóricos.


O artista realizou sua primeira exposição em Bruxelas, onde teve uma critica severa, devido isso mudou no mesmo ano para Paris. Em Paris Magritte conheceu o fundador do surrealismo, André Breton.

Atraição das imagens
1929
Magritte era fascinado por desafiar a mente dos espectadores de suas obras, na tela de 1929, A traição das Imagens, o artista escreve  em baixo de um cachimbo, “isso não é um cachimbo”, mesmo com a contradição da frase ela é verdadeira, não estamos vendo um cachimbo, e sim sua representação em uma obra.

O filho do homem
1964
O artista volta para Bélgica em 1930, e funda uma agência de publicidade com seu irmão. Devido a técnica de produção em massa, as obras de Magritte transitam em vários meios. Capas de discos, filmes de desenhos animados, utilizam obras surrealistas de Magritte.

Capa do disco da banda The Jeff Beck Group 1969
a banda usou a obra A Sala de Audição de 1952
Em 1946 Magritte participa junto com outros artistas belgas, em um manifesto assinado como, Surrealismo em pleno o sol. O artista realizou algumas falsificações nos anos pós-guerra, mas voltou ao seu estilo prestigiado antes de sua morte em 15 de agosto de 1967 em Bruxelas, Bélgica.

Thomas Crown - A Arte do Crime
é um filme que faz referência a obra O Filho do Homem

domingo, 8 de julho de 2012

Edvard Munch e O Grito




Edvard Munch nasceu em 1844 na Noruega onde frequentou a escola de Artes e Ofícios. Munch conviveu com o sofrimento em sua casa, sua mãe morreu quando um pequeno Edvard tinha apenas 5 anos, sua irmã mais velha veio a óbito com 15 anos e a irmã do que tinha mais préstimos foi diagnosticada com transtorno bipolar. Munch usou a sua arte não para escapar de suas tormentas e sim para expressa-las da forma em que sentia. influenciado pelos trabalho de Manet e depois por Van Gogh e Gauguin, Munch seu estilo passa por grande mudanças. Em 1892 é convidado para expor em Berlim, onde se torna um dos precursores do movimento expressionismo alemão.

O Grito
Munch
O Grito - Gravura
Munch
O Grito
Munch
Versão com recorde em leilão

Em 1893 Edvard Munch começou a fazer a sério de quandros, o projeto tem o nome de O Friso da Vida, ele explora um contexto psicologio passando por estados mentais, entre as telas estão a série de quatro versões do O Grito, Munch usou varios materias para representar a mesma tematica do momento em que o homem sente a angústia e desespero existencial. A versão em pastel é a obra que obteve o maior lance já realizado em um leilão, foi vendido por US$ 119,9 milhões em Nova York em maio de 2012, a obra de Munch despancou um Picasso, que se mantia com um recorde de US$ 104, 3 milhões, com a pintura Nu, Folhas Verdes e Busto. A imagem de O Grito é umas das mais conhecidas assim como a da Mona Lisa.

O Grito - Simpson


O Grito - Esqueceram de mim

O Grito - Inclusão Digital

O Grito - Batman
O Grito - Filme
O Grito - Contemporâneo
Antonio Bokel

"...Sabemos tudo o que sentimos porque algo dentro de nós grita. Tentamos abafar esse grito com conversas tolas, elucubrações, esoterismo, leituras dinâmicas, namoros virtuais, mas não importa o método que iremos utilizar para procurar uma verdade que se encaixe em nossos planos: será infrutífero. A verdade já está dentro, a verdade se impõe, fala mais alto que nós, ela grita.
Sabemos se amamos ou não alguém, mesmo que esteja escrito que é um amor que não serve, que nos rejeita, um amor que não vai resultar em nada..." O Grito, Martha Medeiros 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...