Modelando a sétima Arthe

 

Em 28 de dezembro de 1895 os Irmãos Lumière realizaram a primeira exibição pública e paga de cinema, no subterrâneo do Grand Café em Paris, uma série de dez filmes, com duração de 40 a 50 segundos cada, já que os rolos de película tinham quinze metros de comprimento. O cinema é uma arte que geralmente se denomina a sétima arte, desde a publicação do Manifesto das Sete Artes pelo teórico italiano Ricciotto Canudo em 1911 (publicado apenas em 1923).
Modelando a setima Arthe vai da dicas de filmes biograficos ou com citações ficticias de grandes artistas de todas as epocas.



 Basquiat (1996)




Em 1981, um jovem artista (Jeffrey Wright) das ruas é descoberto por Andy Warhol (David Bowie) e tem uma ascensão meteórica, tornando-se uma estrela no mundo das artes. Mas este sucesso repentino e inesperado terá um preço muito alto




----------------------------------------------------------------------------------------



Modigliani (2004)


Um filme que passa em 1919 mostra a rivalidade entre Modigliani (Andy Garcia) e Pablo Picasso e a historia tragica de amor entre Modi sua musa  Jeanine Hebuterne . Ao mesmo tempo, Paris prepara-se para a competição anual de Arte






-----------------------------------------------------------------------------------------



Frida (2002)


Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve também um casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush) e com várias outras mulheres.





------------------------------------------------------------------------------------------



Ronda da Noite (2007)


O ano 1642 marca o ponto de viragem na vida do famoso pintor holandês, Rembrandt, transformando-o de uma rica e respeitada celebridade num pobre desacreditado. Perante a insistência da sua mulher grávida Saskia, Rembrandt concorda relutantemente em pintar a Milícia dos Mosqueteiros de Amesterdão num retrato de grupo que mais tarde ficará conhecido como "A RONDA DA NOITE". Ele rapidamente descobre que existe uma conspiração, em marcha, entre os mercadores de Amesterdão com objetivos financeiros e de poder pessoal, naquela que era, à época, a cidade mais rica do Mundo Ocidental. Rembrandt tropeça num homicídio chocante. Confiante no desejado nascimento de um filho e herdeiro, Rembrandt está determinado a expor os conspiradores assassinos construindo meticulosamente a sua acusação sob a forma de uma pintura encomendada, pondo a descoberto um lado desagradável e hipócrita da Época de Ouro da Sociedade Holandesa





-----------------------------------------------------------------------------------------


Little Ashes (2009)



Em 1922, Madri (Espanha) se vê em plena revolução cultural por conta das mudanças de valores provocadas pelo jazz, as ideias de Freud e a avant-garde . Nesse mesmo ano, aos 18 anos, Salvador Dalí (Robert Pattinson) entra para a faculdade determinado em se tornar um grande artista. Sua incomum mistura de timidez e exibicionismo faz com que a elite social da universidade volte suas atenções ao jovem estudante, como Federico Garcia Lorca (Javier Beltran) e Luis Buñuel (Matthew McNulty). O filme acompanha a relação travada entre esses tão importantes artistas contemporâneos.





-------------------------------------------------------------------------------------------------


Klimt (2006)



Na Exposição Mundial em Paris, Klimt (John Malkovich) reúne Georges Méliès, que faz uma imagem em movimento para ele, Klimt e cai sob o feitiço de uma mulher que pode ser Lea de Castro (Saffron Burrows). Vemos Klimt em seu estúdio, encontramos a mãe e a irmã, que sofre de doença mental.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Impressionistas (2006)


Três mini-séries da BBC que conta a história íntima de uma ilustre irmandade  formada pelos artistas  impressionistas -, Degas, Renoir, Cézanne e Monet. Inteiramente baseada em provas documentais, efeitos especiais transportam o espectador dentro de algumas das mais amadas pinturas do mundo. Os impressionistas vão recriar as paisagens iluminadas, e retratos do assombro da tarde-França do século 19.





-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Pollock (2000)


filme Pollock conta a história de um dos maiores pintores de artes plásticas dos EUA do século 20, que nasceu em 1912 e faleceu em 1956 em uma acidente de carro, mostrando a trajetória da fama à decadência do pintor ao longo da vida. Sendo artista do movimento expressionismo abstrato a “action painting”, esta técnica o consagrou. Suas telas possuíam furiosos borrões e pingos de tintas- ao jugo imposto pela mulher também artista plástica Lee Krasner (Marcia Gay Harden), que se dedica a promover os trabalhos do marido. Mas o alcoolismo acaba com a carreira promissora do Pollock no qual seus quadros transmitiam uma realidade torturadora.

Ele acaba se envolvendo com outras mulheres, afetando desta maneira o seu casamento com Lee Krasner.
O primeiro pintor norte-americano, que se tornou celebridade em artes plásticas.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------


Sombras de Goya (2007)


Espanha, 1792. Nos últimos anos do século XVIII, em meio ao radicalismo da Inquisição e à iminente invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Sombras de Goya é o retrato da convulsão política e mudança histórica vista pelos olhos do pintor Francisco Goya.
O gênio artístico do pintor espanhol é reconhecido na corte do Rei Carlos IV. A bela Inês (Natalie Portman), jovem modelo e musa do pintor, é presa sob a falsa acusação de heresia. Nem as intervenções do influente Frei Lorenzo (Javier Bardem) - que também foi retratado por Goya - conseguem evitar que ela seja brutalmente torturada nos porões da Igreja. Os personagens de uma Espanha sitiada, os horrores da guerra e seus fantasmas, alimentam a pintura de Goya (Stellan Skarsgard), testemunha atormentada de uma época turbulenta.



---------------------------------------------------------------------------------------


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...