quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Maxi Acessórios






A tendência que está surgindo com força, é dos maxi acessórios, brincos, colares, anéis e pulseiras gigantes ou em excesso.



Misturando cor, forma e material é uma boa oportunidade para resgatar todas suas bjus esquecidas naquela caixinha no fundo do guarda-roupa.


















segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Salto Alto?


No Egito antigo o salto-alto era uma nítida distinção de classes sociais, já que escravos e pobres andavam descalço. Açougueiros egípcios também usavam saltos, para ajudá-los a caminhar sobre o sangue de animais mortos.



Já na Grécia salto de plataforma era usado por atores para indicar a importância de seus personagens ou para indicar diferentes status sociais. Essa concepção se repete no Renascimento.


Russas em maratona de salto alto
Na Roma antiga o que diferenciava as prostitudas de mulheres comuns era o uso de salto alto.




Na Idade Média, tanto homens como mulheres se utilizavam desse adorno, que era de um frágil material e alto valor, sua principal função era mantê-los longe das sujeiras das ruas.


No século 15 a 17, mulheres ricas usava plataformas de 7 a 30 centímetros de altura, com tamanha dificuldade de se locomover as mulheres tinham que usar bengalas ou até mesmo servos para ampara-las em suas caminhadas.



Os venezianos criaram um salto alto que se tornou um símbolo de status revelando riqueza e posição social elevada para as mulheres. Mas tarde foi descoberto que o tipo de sapato altíssimo usado na antiga Veneza, foi inventado por homens no poder, maridos que para impossibilitar investidas de adultério, por parte de suas mulheres, dificultava sua locomoção.



A questão de submissão não é exclusividade italiana, este caso é muito parecido com os sapatos de lótus da China e das odaliscas turcas em haréns. Com semelhanças como essa, os historiadores concluem que os saltos não eram apenas peças estéticas mas também eram peças de submissão imposta pelo poder masculino.



Os homens voltaram a usar salto no século XVI. Tanto homens como mulheres continuaram usando saltos como uma questão de moda nobre ao longo dos séculos XVII e XVIII. Quando a Revolução Francesa se aproximava, no final do século 18, a prática de usar saltos, caiu em declínio na França, devido à sua associação com a riqueza e aristocracia.



Hoje, os saltos altos são tipicamente usados ​​por mulheres, tem um apelo sexual muito forte e continuam desconfortáveis. Na sociedade moderna, sapatos de salto alto são uma parte da moda feminina, um adereço sexual, o salto alto força o corpo a se inclinar, destacando as nádegas e seios, zonas erógenas feminina.




Muitas vezes fazemos coisas sem o nítido conhecimento do porque, o que está em nosso dia-dia não é questionado, desfiles, editorias e a maioria podem ser contrariados. A grande diferencia é que hoje as mulheres tem o poder de livre escolha de optar por seu bem estar e usar o salto para dominar.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...