sexta-feira, 23 de julho de 2010

Gótico


O gótico é um estilo artístico europeu que se inicia no ano de 1140 e termina nas primeiras décadas do século XVI. O gótico é evolução da arquitetura românico e o que precedeu a arquitetura renascentista, foi desenvolvido na França em pleno período medieval. O estilo gótico designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.



Com o estilo gotico as abóbadas (abóbada é uma construção em forma de arco com a qual se cobrem espaços compreendidos entre muros, pilares ou colunas) ficarão cada vez mais elevadas e maiores, paredes mais leves e finas, janelas predominantes, muitas catedrais góticas caracterizam-se pelo verticalismo e majestade, o estilo gótico ficou marcado em muitas catedrais europeias, entre elas a de Notre-Dame que é classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Catedral de Notre Dame
A pintura gótica, uma das expressões da arte gótica, apareceu apenas em 1200 ou quase 50 anos depois do início da arquitectura e escultura góticas. A transição do românico para gótico é bastante imprecisa e não uma quebra definida, mas pode-se perceber o início de um estilo mais sombrio e emotivo que o do período anterior, a característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior.





 Até as atualidades, a origem do termo "gótico" é um mistério; existem muitas teorias a respeito: algumas razoáveis mas outras muito polêmicas, uma delas é que o termo gótico foi empregado pelos artistas do renascimento, em tom depreciativo, para se referir à arte da idade média, que a consideravam de qualidade inferior e bárbara comparada com a arte clássica que se praticava na época, Ao longo da história, o termo foi adotado como uma gênero de diversas manifestações artísticas e culturais.



A cultura gótica contemporanêa pos-punk teve início no Reino Unido durante o final dos anos 70 e início dos 80. O gótico abrange o estilo de vida, estético e uma bagagem  filosófica e literária sempre envolto a uma atmosfera sombria. 



Um comentário:

Se algo te faz pensar? Expressa-se!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...