quinta-feira, 22 de julho de 2010

Impressionismo


O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. No sec XIX na Europa quando as fotografias  tornarão populares surgio o Impressionismo. Esse foi o momento em que os artistas se libertarão do Realismo e do Academico a pintura não precisava ser um  retrato fiel da realidade, para os impressionista a obra de arte não está em  retrata a realidade e sim ver o quadro como uma obra de arte.



Utilizando pinceladas soltas ressaltando  luz e movimento as telas eram feitas em ar livre para o artista  pode ver as nuances de natureza,  pois a pintura deve mostrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol , o preto jamais é usado em uma obra impressionista plena. Juntou-se ao movimentos Impressionista outros tipos de exepressão artisca como a literatura a musica e o teatro.



O frances Claude Monet (1840-1926) foi um dos maiores artistas da pintura impressionista da época.o nome Impressionismo foi tirado de uma de suas primeiras telas Impressão, nascer do sol de 1872, na verdade o trermo impressionista veio de forma pejorativa, pois as obras não passava realidade, apenas uma impressão do que era mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se algo te faz pensar? Expressa-se!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...