sexta-feira, 6 de julho de 2012

Jackson Pollock


Pollock em seu atelie em Long Island
“Nunca se disse o suficiente sobre a destreza de Pollock, sua incrível capacidade de acelerar uma linha afiando-a e desacelerá-la dilatando-a”, foi como o poeta americano Frank O´Hara descreveu o mestre do “gotejamento”

Numero 8
1949

Nascido em 28 de janeiro de 1912 na cidade de Cudy, criado no Arizona e na Califórnia eo estadunidense Paul Jackson Pollock, foi um percussores do expressionismo abstrato. Seu envolvimento com a arte começou em 1928 quando foi estudar arte em Los Angeles.


Pollock e sua esposa

Em sua fase de aprendizagem Pollock foi apresentado para a Sociedade Teosófica, um grupo de estudo religioso focado em fenômenos mediúnicos, Pollock incorporou isso em suas obras.

Convergência
1952

Em Nova York estudou, desenho, pintura e composição, durante na Crise de 29, Pollock trabalhou para Federal Art Project, um programa estatal que promovia o papel do artista na sociedade, os artista participantes tende a se rebelar, devido os princípios regrados do projeto, as obras tinha que ser voltadas para o estilo social-realista uma forma de nacionalismo.

Mastros Azuis: Número 11
1952

Com a Segunda Guerra Mundial houve um grande uma debanda de artistas da Europa para a América então Paris perde o posto de capital da arte. Começa haver varias exposições de artistas europeus em solos americanos.


Pollock tem sua grande guerra pessoal, contra a depressão e o alcoolismos. Em 1937 internou-se por quatro meses em um sanatório. Após essa face no qual teria que aprender viver por todo sua vida, Pollock descobre sua singularidade na arte, incorpora sua pintura com elementos dos modernistas espanhóis Picasso e Miró.

Número 1
1948

Casou-se com a artista Lee Krasner em 1945 e se mudou para LongIsland onde transformou um celeiro em um grande ateliê. Em 1947 Pollock produz suas primeiras obras usando a técnica do gotejamento, dispondo de um grande espaço, Pollock abria a tela sobre o chão, em seguida derramava e gotejava a tinta sobre a tela, Pollock fazia passagens sucessivas por toda a tela, como uma aranha que tece sua teia.


Em 1951 nasce a escola de Nova York, no MoMa a uma exposição de pintura abstrata. O termo expressionismo abstrato surgi na Alemanha para descrever obras de arte não figurativas do expressionismo alemão, um critico americano da revista New Yorker usou o mesmo termo para descrever um grupo de artistas que estava surgindo no cenário de Nova York nos anos 40 á 60, no qual Pollock foi um dos percussores. A forma dos americanos trabalhar era diferente dos alemães mas também buscavam causar o efeito emocional ou expressivo dos alemões.

Embora a obra de Pollock aparentemente vem de um acaso, o artista garante que todo sua pintura é planejada, “Não há nada fortuito”, diz Pollock, “A pintura tem vida própria, mas o produto final depende sempre da vontade do artista”, complementa.


Pollock foi o expoente do expressionismo abstrado, um dos primeiros pintores americanos a ser equiparado em vida aos mestres europeus da arte, apesar de suas obras percorrer o mundo todo em exposições, Pollock nunca sai dos Estados Unidos, morreu em um acidente de carro em 11 de agosto de 1956.


 Pollock (2000)
Filme biografico do artista, dirigido e protagonizado por Ed Harris

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tarsila do Amaral

Abaporu
do Tupi "homem que come carne humana"

Tarsila Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886 em Capivari, filha de uma milionária família de fazendeiros, Tarsila passou sua infância no interior junto com seus sete irmãos. Devido a riqueza da sua família recebeu a melhor educação de sua época que seria a francesa.

A Negra
Tarsila casa com um membro conservador da sociedade paulista, que não permite seu desenvolvimento na arte, Tarsila pede a anulação de seu casamento.

Antrofagioa
Sua introdução naarte vem em 1917, com sua viagem para Europa, mas seu integração com o mundo artístico acontece em seu retorno ao Brasil, em 1922 quando é apresentada em uma confeitaria paulista aos Modernistas, Oswaldo de Andrade, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia e Anita Malfatti, esse se tornaria o grupo do cinco.


Em 1923, junto com Oswaldo de Andrade, que futuramente tornaria seu marido, Tarsila retorna para Europa para estudar a arte cubista e conheceu o mestre Picasso.

O Lago
1924 foi o ano que a artista fez sua viagem de “redescoberta do Brasil” com seus amigos modernistas, em sua viagem Tarsila adotou temas tropicais da flora e fauna brasileira, dando inicio a sua fase “Pau-Brasil”


Manacá
Sua primeira exposição foi realizada em 1926 em Paris, em 1928 Tarsila pinta o Abaporu, essa é a obra brasileira mais valiosa no mundo, adquirida por 1,5 milhão de dólares por um colecionador argentino.

O Pesgador
A obra Abaporu deu origem ao manifesto Antropofágico idealizado por Oswaldo de Andrade, lido em 1928, contendo ideias ideológicas inspiradas em Marx, Freud, Rosseau.


Anjos
Apenas em 1929 as obras de Tarsila ganha uma exposição no Brasil, no Rio de Janeiro, com a Crise de 29, Tarsila perde sua fazenda, e boa parte da fortuna de sua família, nesse mesmo ano seu marido Oswaldo de Andrade declara seu amor por outra, a revolucionaria Pagu.Com o divorcio e a crise, Tarsila se entrega a arte.

A Lua
Em 1930 se trona conservadora da Pinacoteca do Estado de São Pauloe realizou o primeiro catálogo do primeiro museu de arte paulista, Tarsila se casou novamente, com um psicólogo, voltou para Paris e sofreu problemas financeiro tendo que trabalhar como operária e pintora de parede e portas.

Operários
Em seu retorno ao Brasil em 1933 foi presa acusada de subversão e pinta o tela “Operários”, nos anos 30 Tarsila pinta temas voltado a questões sócias. Depois de se divorciar de seu marido casa com o escritor 20 anos mais novo que ela Luís Martins esse seu relacionamento dura até os seu 50 anos.

O Ovo ou Urutu
Após um erro em uma cirurgia na coluna Tarsila fica paralítica e em 1966 perde sua única filha, fruto de seu primeiro casamento, Tarsila se apoia na religião espirita para se fortalecer, doando parte de seu ganho pela venda de seus quadros para a instituição dirigida por Chico Xavier, de quem se tornaria amiga pessoal.


Em 1973 a mulher símbolo do modernismo brasileiro, falece no hospital em São Paulo devido a depressão. Seu leito eterno está localizado no Cemitério da Consolação.

Tarsila do Amaral
1886 - 1973
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...