sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Gustav Klimt




O Beijo (1907-08)
Tela em óleo de 180x180 



O austríaco Klimt (1862-1918 Viena) estudou na Escola de Arte Decorativa tornando se um grande pintor decorativo com isso Klimt ganha popularidade e torna o principal membro do movimento Art Nouveau de Viena, sendo um pintor Simbolista ( movimento que surgiu na frança no final do sec XIX, como oposição ao Realismo e o Naturalismo. O Simbolismo é um tendência literária que ramifica em outras artes).  



Klimt era um pintor experimental que transformava de forma homogênea a arte que era aclamada em sua época com  estilos clássicos que eram desprezadas como arte japonesa, chinesa, egípcia e micênica. 
A fase dourada é a mais aclamada nos dias de hoje, ela teve origem no ano de 1905 assim que o artista saio do grupo de Associação de Artista Austríacos, que ficou conhecida como Secessão de Viena fundada em 1897 tendo Klimt como primeiro presidente, como não se identificava mais com as ideais e influenciado pelos movimentos de vanguarda europeus e pelos afrescos bizantinos e os mosaicos Klimt se afasta da realidade criando uma atmosfera caleidoscópica erótica,  entrelaçados nos tons prata e principalmente dourado dando uma introdução á sexualidade moderna na qual o expressionismo e o surrealismo usaram como uma fonte de  inspiração.    





Klimt era odiado e amado pelo publico, muito polêmico sempre era alvo de ataques de críticos, tendo  ocasiões que suas obras tinham que ser apresentada ao publico por trás de uma cortina para não corromper os jovens, já que o artista  tinha sido indiciado sob acusação de pornografia e perversão excessiva. Apos a morte de sua mãe em 1915 sua obras ganham tons melancólicos. Klimt morreu poucos meses do fim da primeira Guerra Mundial. 
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se algo te faz pensar? Expressa-se!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...