“...Sou perseguido pela viva lembrança de assassinos, cadáveres, raiva e dor.... Pelas crianças feridas ou famintas...” Trecho da carta de suicídio de Kevin Carter o fotografo dessa imagem.
Carter ficou parado por 20minutos, esperando que o abutre abrisse as assas, o animal que espreitava a menininha no Sudão em 1993,que tentava recuperar suas forçasem sua caminhada até o centro de alimentação, cansado de esperar Kevin afugentou o pássaro e foi embora. Sua foto foi vendida para o The New York Times, Carter recebeu o tão cobiçado premio de jornalismo, Pulitzer por Recurso Fotográfico.
Kevin Carte, 1993 Sudão Imagem que recebeu Pulitzer |
Mas, e a menina? O jornalista tem que ser um mediador neutro entre o acontecimento e o publico mas isso o isenta de exercer um papel humanitário? Carter foi assombrado por sua memoria e vicio pelas drogas, cometeu suicídio aos 33 anos, 1 anos e 4 meses após tirar a foto da garota com o abutre
Greg Marinovich 1991 |
O filme Repórteres de Guerra de 2010, dirigido por Steven Silver, conta a historia real de quatros fotógrafos africanos,entre eles Kevin Carter e o também ganhador do Pulitzer Greg Marinovich, homens que tiveram a coragem de ficar na linha de frente de um guerra civil para mostrar ao mundo o que estava acontecendo na África.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se algo te faz pensar? Expressa-se!