quinta-feira, 29 de julho de 2010

Henri de Toulouse-Lautrec


O françês Henri de Toulouse-Lautrec (1864 - 1906) foi um pintor pós-impressionista e litógrafo (um tipo de gravura) e o grande cartezista do famoso Molin Rouge (você até pode ver uma versão dele no filme). Toulouse pintava oque vivia, a pura dia da boemia, oque vivia e do que morreu já que sua morte foi causada por sífilis e alcoolismo, decorrente de uma vida de esseços. Apesar de seu falecimento precoce Toulouse mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte. Toulouse-Lautrec revolucionou o design grafico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau ( Arte Nova em Francês). Nascido na nobreza francesa, possuía uma linha de ancestrais de nomes aristocráticos.
Toulouse-Lautrec sofria de uma doença desconhecida em sua época, os ossos mal soldados param de crescer e fazem com que Henri não ultrapasse a altura de 1,52 m.




Frequentador assíduo do Moulin Rouge  e outros cabarés, o pequeno nobre acaba se acomodando muito bem naquele ambiente tão estranho que seus pais nunca aceitaram em ter o filho. Era atraído por Montmartre, uma área de Paris famosa pela boemia e por ser antro de artistas, escritores, filósofos. Apos virar cartazista Toulouse passou a ter assento cativo no cabaré, onde suas pinturas eram expostas.
Não só um otimo beberão Toulouse era o criador  do coquetel "Terremoto" (Tremblement de Terre) é atribuída à Toulouse-Lautrec. É uma mistura potente de 1/2 parte de absinto e 1/2 parte de conhaque, servido em copo de vinho sobre cubos de gelo ou batido com gelo em coqueteleira






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se algo te faz pensar? Expressa-se!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...