sexta-feira, 8 de abril de 2011

Salvador Dalí


O 1° Marquês de Dalí de Púbol nasceu em 11/05/1904 na Espanha em uma família de classe-media ou apenas Salvador Dalí é o nome da arte do século XX.



O movimento Surrealista tem ele como imagem já que deixou sua marca na fotografia, escultura, cinema, literatura e pintura alem disso seu próprio visual excêntrico fazia dele uma obra prima su-real. Esse seu estilo já podia ser visto em 1921 quando estudava na Academia de Artes de San Fernando em Madri, no qual foi expulso em 1926, o seu visual acabou sendo notado antes que sua arte, nessa época Dalí fez experiências com o cubismo e o dadaísmo. Muito influenciado por Pablo Picasso fez questão de velo primeiro que o Louvre em sua primeira visita a Paris, Picasso já tinha ouvido falar do jovem artista através de Miró.



Dalí foi em sua vida um pessoa muito polêmico flertando com o anarquismo e o comunista e totalmente aficionado por simbolismo podemos ver alguns elementos aparecerem com frequência em sua obras com elefante, ovo e relógios.



Gala Éluard foi sua musa e esposa, quando Gala morreu em 1982 Dalí perdeu a vontade de viver ficou totalmente desorientado e deprimido de qual maneira que prejudicando sua saúde pelo resto de sua vida até que em 1988 morreu de insuficiência cardíaca. 


Little Ashes 2009
Baseado  

8 comentários:

  1. Adorei o site.. tive a oportunidade ver as obras: TUDO!

    ResponderExcluir
  2. Site muito interessante parabéns pelas publeicações!!

    ResponderExcluir
  3. eu adorei o site simples e magnífico contem todas as informações necessária para meu entendimento obrigado ,,,

    ResponderExcluir
  4. Não suporto gente ignorante como as do comentário abaixo. Se achas que é um saco, não visite. Aprenda a escrever direito em vez de ficar digitando como se tivesse acabado de entrar na puberdade. O site é realmente interessante, adorei!

    ResponderExcluir
  5. A humanidade perdeu a sensibilidade com a arte, perdeu a capacidade de enxergar além do dito " chato", e conseguir achar um significado, uma inspiração...E antes que pensem que sou mais um velho revoltado com os jovens, saiba que eu tenho 17 anos e fico espantada com tamanha ignorância.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog! Estou adorando! =D

    ResponderExcluir

Se algo te faz pensar? Expressa-se!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...