quinta-feira, 14 de abril de 2011

Vincent Van Gogh


Vincent Willem van Gogh nasceu em um pequeno povoado holandês em 30/03/1853 em uma família religiosa. desde criança Van Gogh tinha um apego pela solidão preferia ficar com seu livros ao se juntar com outras crianças mas tinha um grande apego familiar principalmente com seu irmão mais novo Théo.



Quando terminou os estudos aos 16 anos por recomendação de um tio Van Gogh torno-se o empregado mais jovem da filial holandesa da galeria de arte Goupil & Cia, apos algum tempo foi transferido para Londres. Devido a grande influencia religiosa de sua familia voltou para Holanda e decidiu se tornar pastor, teve aulas de teologia em Bruxelas.


Em 1880 influenciado para sei irmão Théo mudou o rumo de sua vida mais uma vez entrando para Academia Real de Artes de Bruxelas mas Van Gogh contudo acabou por se torna autodidada realizando estudos naturalistas na zuna rural. Sua primeira obra prima foi realizada em 1885, Os comedores de batata, e tomada por um tom sombrio e melacólico, refletindo a vida dura do trabalhador rural.

Os comedores de batata (1885)
Van Gogh chegou á França em 1886 e foi imediatamente influenciado pelo clima vanguarda de cidade tornando-se amigo de um dos maiores boêmios de Paris Henri de Toulouse-Lautrec e outros. Van Gogh estudou a teoria das cores e xilogravuras japonesas. Foi influenciado para obras de Paul Cézanne, Paul Gauguin.



Em outubro 1888 Van Gogh escreveu para seu irmão Théo. "Bem, hoje aluguei a ala direita dessa construção (junto a carta seguia um croqui), que tem quatro quartos, ou melhor, dois, com duas alcovas. Está pintada de amarelo por fora, branqueada com cal por dentro e com entrada plena de sol; o aluguel é de 15 francos por mês..." Em sua Casa Amarela ele se juntou com Gauguin, depois de de algumas semanas de convivência a relação ficou totalmente desgastada levando Van Gogh que via Gauguin como um ídolo sofrer um ataque de alienação, no qual cortou sua orelha e levou para uma prostituta que frequentava  junto com Gauguin chamada Rachel.



Van Gogh se internou em 1889 como paciente voluntário no hospital psiquiátrico de Saint-Rémy onde ficou por 1 ano, durante esse período Van Gogh fez obras melancólicas e de profundo significado espiritual. Após sair do hospital o artista pintou varias obras, esse período utilizava de pinceladas rápidas e estridentes.
Em 27 de julho de 1890 Vincent van Gogh caminhou até uma plantação próxima e deu um tiro no próprio peito. Ele morreu na cama depois de alguns dias, com seu irmão Théo do seu lado. Van Gogh foi enterrado em uma quarta-feira, no dia 30 de julho ás 15horas, e seu irmão talvez a única pessoa que tinha acreditado nele e que sabia que mais cedo ou mais tarde as pessoas reconheceriam ele como um dos maiores talentos já existente, morreu seis meses depois. 



6 comentários:

  1. Kra vc poderia fazer uma " edição especial " sobre a arte barroca, a renascentista e a medieval(teocêntrica)

    ResponderExcluir
  2. Em breve irei atualizar a pagina O Tempo da Arthe onde colocarei todos os movimentos artísticos.

    Att Arthe

    ResponderExcluir

Se algo te faz pensar? Expressa-se!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...