quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pablo Picasso

  
Em Málaga em 25 de outubro de 1881, ás 23h15, nasce em uma família burguesa Pablo Diego José Francisco de Paula Juan   Nepomuceno Maria de los Remedios Cipriano de la Santisima Trindad Ruiz Blasco Picasso y Lopez, filho do pintor e professor da Escola de Artes e Ofícios José Ruiz Blasco com Maria Picasso López ambos malaguenhos. Em 1891, a família muda para La Coruña, nessa mesma cidade em 1893 Picasso começa a fraquentar a Escolas de Belas-Artes. Devido o trabalho de seu pai a família se muda para Barcelona em 1894, Mas antes seu pai realiza uma exposição de seus pinturas. Picasso teve sua formação acadêmica no qual seu pai o militava.

A Primeira Comunhão
1896
Ciência e Caridade
1897
Ao chegar em Barcelona Picasso se deparou com um tal de círculo modernista vindo de Paris que rondava a cidade. Picasso respirou esse ar de rebelião e liberdade e gostou. Começou a frequentar o estabelecimento chamado Els Quartre Gats  e aos 16 anos preparou sua primeira exposição com grande influencia de Ramon Casas que por dua vez se inspirou no francês Henri de Toulouse Lautrec. Em 1904 Picasso apos varias visitas se fixa na França onde havia o centro da boemia e vanguarda, vivendo entre escritores, pintores, atores e modelos.  

Els Quadre Gats
1899
Corrida de Touros
1901

  • FASE AZUL (1901-1904)
Em figuras alongadas com grande influencia do multi funcional artista da renascentista El Greco em tonalidades de azul e verde azulado, Picasso mostra melancolia e personagens em posições retoricas em suas obras , prostitutas, mendigos eram seus principais modelos dessa fase.

Grande Auto-Retrato Azul
1901
Miseráveis Junto ao Mar
1903 
Mulher Nua com Pernas Cruzadas
1903
  • FASE ROSA (1905-1907)
Com personagens circenses como o arlequim que se tronou um  simbolo para Picasso em posições dramáticas ou afáveis em tons rosa e laranja.

Família de Acrobatas com Símio
1905
A Morte de Arlequim
1906
    A Talete
    1906
  • FASE PRIMITIVA (1907-1909)
Também pode ser conhecida como fase africana, apesar de ser uma fase curta é a fase mais importante para a evolução do cubismo, influenciado por pinturas e mascaras da cultura africana. A principal obra dessa fase é Les Demoiselles d´Avignon um estudo profundo para realizar essa obra onde Picassa desmembra a estética
fugindo da intelectualidade de Klimt e a sensualidade de Matisse. A obra foi feita em 1907 mas foi exposta apenas em 1916.

Les Demoiselles d´Avignon1907

  •  CUBISMO ANALÍTICO (1908-1912)
Esse cubismo foi desenvolvido junto com seu amigo Braque, a obra dos dois são muito parecidas nesse período de tons marrons, analisava o modelo tirando a perceptiva fragmentando o plano e usando formas geométricas formando um imagem tridimensionais , sem perder sua semelhançaprimaria, dando a impressão de explosão.

Retrato de Ambroise Vollard
1909
Garota com Bandolim
1910

  • CUBISMO SINTÉTICO (1912-1913)
Mais um vez com seu amigo Braque, Picasso utiliza nesse tipo de cubismo colagens de jornais, revistas, tecidos entre outras coisas, mais difícil de desvendar as formas.

Violino "Jolie Eve"
1912

Garrafa e Taça de Vinho Sobre uma Mesa
1912
Apos a Primeira Guerra mundial o estilo de Picasso se tornou único em um tipo de clássico e surrealismo que só poderia ser produzido por ele.


Duas Mulheres Correndo na Praia
1922

Retrato de Dora Marr
1937
A Mulher que Chora
1937


  • GUERNICA (1937)
Exposta atras de vidro aprova de bala na cidade de Madri no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia esta Guernica, atela de 3,50 X 7,80 em óleo é a expressão do horror vivido na guerra.No mesmo ano em que foi exposta a cidade que estava a obra foi bombardeada pelos nazista matando 1.600 pessoas e danificando a obra, tornando -se o acontecimento único uma obra de arte que se funde com seu tema na realidade.



Pablo casou duas vezes e teve quatro filhos de três mulheres e pintou até seus 90 anos de idade. Faleceu no dia 08/04/1973. em Mougins foi enterrado no castelo de Vauvenarges.
                      
                                    "Vocês esperam que eu lhes diga o que é arte? Se eu soubesse, não diria a ninguém"

4 comentários:

  1. Parabéns pelo belíssimo trabalho.Fiquei encantada com o primor, um passeio fantástico no mundo das artes.Consultarei sempre e obrigada pelo presente.
    É de suma importância para nós artistas e apreciadores da arte termos uma página que realmente represente o mundo da arte.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz em poder contribuir, mesmo que meu blog represente uma nesga no mundo da arte me sinto grandioso em cada post.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou muito em um trabalho escolar!

    ResponderExcluir

Se algo te faz pensar? Expressa-se!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...