Nascido em 2 de maio de 1962, em Dorset Inglaterra, o diretor de teatro Daldry, já havia dirigido mais de 100 peças quando em 2000 resolveu produzir seu primeiro longa metragem.
Com orçamento baixo, cerca de US$ 4,5 milhões, filme recebeu o titulo de Billy Elliot. Esse longa lucrou no Estados Unidos US$ 17 milhões, alem de três indicações ao Oscar, incluindo melhor direção e trouxe seu nome de Stephen Daldry, para linda de frente como cineastra aos 41 anos.
Billy Elliot (2000)
- Três indicações para o Oscar, melhor direção, atriz coadjuvante e roteiro original.
Com sua experiencia nos palcos, Daldry traduziu o filme Billy Elliot para o teatro.O espetáculo rendeu a mesma percussão, tando em seu pais de origem, Inglaterra coma na Broadway no Estados Unidos.
As Horas (2002)
Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro Mrs. Dalloway. Em 1923 vive Virginia Woolf, autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio.
Em 1951 vive Laura Brown, uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro.
Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn, uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para
Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com
AIDS e morrendo.
As Horas (2002)
- Oito indicações para o Oscar, melhor filme, melhor diretor, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor figurino, melhor edição, melhor roteiro adaptado e melhor trilha sonora.
Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro Mrs. Dalloway. Em 1923 vive Virginia Woolf, autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio.
Virginia Woolf (Nicole Kidman) |
Em 1951 vive Laura Brown, uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro.
Laura Brown (Julianne Moore) |
Clarissa Vaughn (Meryl Streep) |
O filme, As Horas, baseia-se no livro de Michael Cunningham, que,
por sua vez, se inspirou no romance “Mrs. Dalloway” de Virginia Woolf. O enredo
trata da história de três mulheres que carregam em suas vidas muitos
sentimentos em comum, como a insatisfação e o fracasso.
O Leitor (2008)
- Cinco indicações ao Oscar, melhor filme, melhor atriz, melhor diretor, melhor roteiro adaptado e melhor fotografia.
Existe um tipo de amor que pode nós tocar e durar uma vida toda. Michael Berg um jovem que se apaixona por uma mulher mais velha, e vive um caso de amor escondido. Hanna Berg gosta que o garoto (Michael) leia para ela , e isso vira um habito do casal, até que ela subitamente Hanna desaparece de sua vida para ressurgir oito anos depois em um julgamento no qual Hanna é réu.
Hanna esconde um segredo que lhe custa a liberdade, no qual Michael vem a descobrir, mas luta com os sentimentos de amor que volta, e raiva pelo abandono.
Hanna é condenada a pena perpetua, assim como a ligação que Michael sente por ela. Anos depois ele volta a se comunicar com ela, dessa vez por meio fitas que grava lendo os livros, como fazia no passado. Mesmo presa Hanna revive as emoções que tinha no passado escultando a voz de Michael, mas isso não é o suficiente para ela.
Tão Forte e Tão Perto (2002)
Aos 11 anos de idade, Oskar Schell é uma criança excepcional:
inventor amador, admirador da cultura francesa, pacifista. Depois de encontrar
uma misteriosa chave que pertencia a seu pai, que morreu no World Trade Center
no 11/09.
Ele embarca em uma incrível jornada – uma urgente e secreta busca por
um segredo pelas cinco regiões de Nova York. Enquanto Oskar vaga pela cidade,
ele encontra pessoas de topos os tipos, todos sobreviventes em seus próprios
caminhos. Por fim, a jornada de Oskar termina onde começou, mas com o consolo
da experiência mais humana de todas: o amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se algo te faz pensar? Expressa-se!